You are here:--Fiep e Sinaees-PR lançam programa Startup Smart Cities

Fiep e Sinaees-PR lançam programa Startup Smart Cities

O Sinaees-PR, a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) e o Sistema Fiep lançaram no dia 13 de junho, no Campus da Indústria da Fiep, o programa e edital para inscrições de startups com o foco em Smart Cities. Serão escolhidas cinco empresas que tenham projetos relacionados à cidades inteligentes para participarem de uma incubação na Fiep.

A primeira etapa de seleção das startups termina em 29 de junho, no entanto, as interessadas poderão se inscrever ao longo do ano, pois o processo é de fluxo contínuo. O programa tem duração de um ano e abrange reuniões e acompanhamento para monitoramento de desempenho dos indicadores e metas.

O evento contou com a palestra “O Estado da Arte das Cidades Inteligentes”, proferida pelo representante da Agência Catalã de Competitividade, Josep Maria Buades Juan, seguida de debate sobre a importância da sinergia e criação de um ecossistema propício ao desenvolvimento de startups e cidades inteligentes. Participaram da discussão, o presidente do Sinaees-PR, Álvaro Dias Júnior; o gerente da regional Paraná e Santa Catarina da Abinee, Jorge Paulo de Aguiar; o coordenador do Programa Inovativa MDIC, Rafael Wandrey; e o diretor da Agência Curitiba, órgão ligado à Prefeitura e responsável pelo fomento do Vale do Pinhão, Frederico Lacerda.

Para o presidente do Sinaees-PR é fundamental desenvolver as cidades inteligentes e levar a iniciativa para áreas rurais. Ele defende ampliar as Smart Cities para Smart Regions. O termo em inglês significa desenvolver ações tecnológicas, sustentáveis e inteligentes para o desenvolvimento não apenas das capitais e maiores cidades, mas, também, de municípios pequenos e interioranos. “Precisamos ampliar a ideia e promover dados e serviços no âmbito da inovação, passando do urbano para as regiões rurais. A melhoria contínua precisa abranger a todos”, destacou.

As startups interessadas em participar do processo de incubação em Smart Cities podem acessar mais informações no link: www.senaipr.org.br/para-empresas/incubadora/

2018-07-09T14:36:50+00:00