You are here:-, Sinaees-PR-Pesquisa de Cargos e Salários inicia em agosto

Pesquisa de Cargos e Salários inicia em agosto

Nesta edição, os resultados serão comparados com de anos anteriores para analisar o comportamento do setor

Na primeira semana de agosto, será iniciada a Pesquisa de Cargos e Salários 2018. A expectativa é que preenchimento seja mais agilizado e termine até o final de setembro, pois utilizará o mesmo sistema da Go!BRZ do último ano, que já contém todas as informações das pesquisas anteriores. “No último ano, esse sistema foi uma facilidade para as associadas, pois podiam preencher a pesquisa on-line. A partir de agora, quem já participou das outras edições, só precisará atualizar os dados e valores no sistema”, conta Augusto Rompkowski, consultor e diretor da Go!BRZ, empresa responsável pela tabulação dos dados da pesquisa.

Nesta edição, os resultados do levantamento terão uma novidade: um comparativo com os dados dos anos anteriores para realizar um termômetro do mercado. “Essa comparação é para verificar alterações em salários e números de cargos que podem indicar se o mercado está passando por alguma recessão ou aquecimento. São informações muito úteis para analisar o comportamento do setor”, afirma o consultor.

“A pesquisa é um grande diferencial do mercado para as associadas, pois apresenta informações estratégicas para o departamento de Recursos Humanos na hora da contratação.”
Jackson de Barros,
diretor executivo do Sinaees-PR

Uma das análises acontecerá com os salários, para verificar se houve aumento ou queda de acordo com os índices de correção inflacionária que foram definidos para o reajuste anual. “Por exemplo, se teve algum cargo que as empresas começaram a pagar mais, pode indicar que seja uma função mais difícil de encontrar profissionais e acabou sendo valorizada”, explica Rompkowski. Outra questão que será verificada é o total de frequências dos cargos nas empresas. “Nós temos um total de frequências que todos respondem. Esse comparativo vai mostrar se esse número caiu ou aumentou e, com isso, será possível visualizar se houve uma mudança nesse quesito no último ano e se o que aconteceu nas empresas está de acordo, ou não, com o que era esperado pelo mercado”, aponta.

O diretor-executivo do Sinaees-PR ressalta a importância da cooperação dos associados com o levantamento, já que o objetivo é apresentar essas informações específicas e exclusivas que auxiliam as tomadas de decisão. “A pesquisa é um grande diferencial do mercado para as associadas, pois apresenta informações estratégicas para o departamento de Recursos Humanos na hora da contratação”, salienta Jackson de Barros.

2018-08-08T18:51:43+00:00